Em pequenos grupos elaborámos listas de palavras, que nos indiquem onde podemos encontrar estas cores.
De seguida, as listas de palavras mudaram de grupo e colocámos outras perguntas: Com quem moram? que gostam de fazer?
As crianças são sempre desafiadas a escrever autonomamente, a registar antes de dizer, ensaiando, de acordo com o seu nível de desenvolvimento, as suas hipóteses. Para o efeito, socorrem-se dos diversos instrumentos disponíveis: listas de palavras conhecidas, quadros silábicos, cartazes de letras, análise dos sons das palavras que a fala nos traz.
FIGURA 1 |
Concluídas as listas de palavras por cada um dos grupos, construímos, no quadro, uma tabela de dupla entrada [Figura 1] onde registámos as propostas sugeridas para cada cor.
E, finalmente, escrevemos uma frase para cada cor, tendo a tabela como guia:
O azul mora no céucom as estrelas
e gosta de voar
– Com quem? – com os pássaros
– Quando? – em dias de sol
_______________________
– Quando? – em dias de sol
Convidei os voluntários a ler os textos depois de prontos, discutindo a leitura que nos dá mais prazer ouvir: o ritmo empregado, a entoação, ...
Desfiei as crianças a dizer os textos como se fossem elas as cores, reescrevendo-os, depois, na primeira pessoa.
Analisamos as diferenças verificadas na escrita.
Podíamos ainda prolongar o desafio com outras conjugações [Tu és o azul, moras no céu…; Nós somos o azul, moramos no céu…], mas isso ficou para outras escritas.
_______________________
* Professora do 1º Ciclo - EB1 do Freixieiro, Oliveira do Douro, Vila Novo de Gaia
Sem comentários:
Enviar um comentário