domingo, 6 de novembro de 2022

Onde mora o azul, o vermelho, o verde e o amarelo

TRABALHO REALIZADO COM UMA TURMA DO 1º ANO - Iniciação à escrita

Em pequenos grupos elaborámos listas de palavras, que nos indiquem onde podemos encontrar estas cores.

De seguida, as listas de palavras mudaram de grupo e colocámos outras perguntas: Com quem moram? que gostam de fazer?
  
As crianças são sempre desafiadas a escrever autonomamente, a registar antes de dizer, ensaiando, de acordo com o seu nível de desenvolvimento, as suas hipóteses. Para o efeito, socorrem-se dos diversos instrumentos disponíveis: listas de palavras conhecidas, quadros silábicos, cartazes de letras, análise dos sons das palavras que a fala nos traz.

FIGURA 1
Enquanto as crianças ensaiam os seus registos, circulo pela sala, respondo às perguntas que me colocam, muitas vezes, com novos desafios, dou pistas: quantas vezes abres a boca para dizer essa palavra?; como pronuncias [como dizes] o primeiro bocadinho?; que outras palavras conheces que começam da mesma maneira?

Concluídas as listas de palavras por cada um dos grupos, construímos, no quadro, uma tabela de dupla entrada [Figura 1] onde registámos as propostas sugeridas para cada cor.

E, finalmente, escrevemos uma frase para cada cor, tendo a tabela como guia:  
O azul mora no céu
com as estrelas
e gosta de voar

FIGURA 2

Fazem-se mais perguntas que permitam continuar a frase
:
– Com quem? – com os pássaros
– Quando? – em dias de sol

Convidei os voluntários a ler os textos depois de prontos, discutindo a leitura que nos dá mais prazer ouviro ritmo empregado, a entoação, ...

Desfiei as crianças a dizer os textos como se fossem elas as cores, reescrevendo-os, depois, na primeira pessoa.

Analisamos as diferenças verificadas na escrita.

Podíamos ainda prolongar o desafio com outras conjugações [Tu és o azul, moras no céu…; Nós somos o azul, moramos no céu…], mas isso ficou para outras escritas.




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* Professora do 1º Ciclo - EB1 do Freixieiro, Oliveira do Douro, Vila Novo de Gaia

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